Notícias
Grupo de trabalho irá estudar medidas de apoio a agricultores do semiárido
Um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e composto por representantes da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Federações de Trabalhadores na Agricultura (Fetags) de Estados nordestinos ficará encarregado de estudar medidas de apoio aos trabalhadores na agricultura do semiárido prejudicados por secas, enchentes, estiagens e veranicos.
A portaria criando o GT deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União, segundo declarou o ministro Fernando Bezerra Coelho nesta quarta-feira (02/03), durante reunião com dirigentes da Contag, Fetags e Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região.
As lideranças presentes apresentaram ao ministro uma pauta de propostas que "podem levar a um novo modelo para a produção agrícola no semiárido", nas palavras dos secretários de Políticas Sociais e de Política Agrícola da Contag, José Wilson de Souza e Antoninho Rovaris. Estes observaram que os eventos climáticos vêm afligindo cada vez mais os trabalhadores rurais do semiárido, causando perdas de safras e impondo sacrifícios às milhares de famílias que vivem da agricultura na região.
Para o ministro Fernando Bezerra Coelho, a preocupação da Contag vem em bom momento, considerando a prioridade do governo da presidenta Dilma Rousseff de erradicar a pobreza extrema no País. "Queremos ter uma relação próxima com os movimentos sociais e essa pauta da Contag tem muito a ver com vários eventos em que o ministério está envolvido, no sentido de direcionar cada vez mais a sua atuação para a redução das desigualdades regionais e sociais", frisou.
O ministro lembrou ainda que o encaminhamento de algumas das reivindicações apresentadas deve ocorrer de forma articulada com outros ministérios, como os do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social.
Participaram também da reunião o assessor especial do ministro, Wagner Augusto de Godoy Maciel e o secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Sérgio Duarte de Castro, designado pelo ministro para coordenar a formação do grupo de trabalho.