Notícias
Governo Federal reconhece situação de emergência em 37 municípios brasileiros
Do total, 22 cidades enfrentam seca prolongada no Ceará. Medida permite auxílio da União às regiões atingidas por desastres naturais
Brasília-DF, 22/7/2019 - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou, na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial da União, o reconhecimento federal de situação de emergência em 37 municípios brasileiros afetados por desastres naturais. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além de serviços de recuperação em áreas públicas atingidas.
Ao todo, 22 cidades do Ceará tiveram o status reconhecido por conta da seca prolongada na região: Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, Caririaçu, Catarina, Catunda, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapagé, Jaguaretama, Jaguaribara, Jati, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Nova Olinda, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Saboeiro, Solonópole e Tarrafas. Outros dois municípios, Canudos (BA) e Parambu (BA), estão na mesma situação.
Buritirama (BA), Patos do Piauí (PI) e Nossa Senhora da Glória (SE), com registros de estiagem, também obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência. Laranjal (PR) obteve a condição de emergência por conta de enxurradas, enquanto Vila Velha e Camaragibe (PE) registraram chuvas intensas. Por sua vez, Caapiranga (AM) e Miracatu (SP) passaram por inundações.
Por sua vez, Touros (RN) registrou alagamentos. Também no Rio Grande do Norte, Angicos, Fernando Pedroza, Ipanguaçu e Santana do Matos tiveram a situação reconhecida por conta de rompimento/colapso de barragens.
O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados pelo extenso período de seca ou por chuvas intensas.
Acesse: