Notícias
Governo federal presta apoio aos municípios de Santa Catarina atingidos por chuvas
Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobrevoou as áreas alagadas nesta segunda-feira (23)
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ao lado da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobrevoou, nesta segunda-feira (23), os municípios atingidos por enchentes em Santa Catarina. Informações preliminares da Defesa Civil do estado apontam que mais de 70 cidades sofreram inundações. Desde sexta-feira, fortes chuvas caem por quase todo o estado, afetando mais de 21 mil pessoas. Até o momento, 14 mil moradores estão desabrigados.
Em entrevista coletiva, o ministro informou que aguarda o levantamento de informações por parte dos municípios e do estado para que o órgão libere recursos para obras de reconstrução. "Certamente será preciso a recuperação de estradas vicinais, pontes e vias de acesso à zona rural em diversos municípios catarinenses", explicou. Até o momento, Santa Catarina não solicitou reconhecimento de emergência para o governo federal.
De acordo com Bezerra Coelho, a implantação de políticas públicas voltadas à redução de desastres já refletiu nas cidades afetadas pelas enchentes. "Recolhemos relatos do governador, do secretário e da ministra Ideli que existe esse sentimento de preparação para ocorrência de eventos extremos. As defesas civis municipais, estadual e nacional trabalham de forma integrada, levando os alertas que são produzidos pelo Cemaden", afirmou.
Desde sexta-feira, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) vem alertando as defesas civis municipais e de Santa Catarina sobre a ocorrência de riscos de desastres. Até agora, a unidade comunicou cerca de 30 alertas às defesas civis locais. O Centro funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados. O objetivo do trabalho desenvolvido é gerenciar com agilidade ações estratégicas de preparação e resposta a desastres em território nacional e, eventualmente, também no âmbito internacional.
Investimentos - Neste ano, o Ministério da Integração Nacional fortaleceu 87 defesas civis municipais em todo o Brasil. Somente em Santa Catarina, 15 cidades - Alfredo Wagner, Araranguá, Camboriú, Corupá, Garuva, Gaspar, Jacinto Machado, Mafra, Nova Trento, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rodeio, Taió, Timbé do Sul e Urubici - foram equipadas com uma viatura e ferramentas que auxiliam o trabalho dos profissionais, como câmeras fotográficas digitais e GPS.
O governo federal tem realizado investimentos no que diz respeito ao enfrentamento de desastres naturais. O Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais prevê recursos de R$ 18,8 bilhões para ações de prevenção, mapeamento de áreas de risco, monitoramento e alerta e resposta.