Notícias
Governo Federal apresenta oportunidades de investimento no Baixio do Irecê à iniciativa privada
Encontros virtuais são promovidos pelo MDR, a SPPI e a Codevasf. Perímetro irrigado fica localizado na região do Médio São Francisco, na Bahia
Brasília-DF, 8/7/2020 – De 20 a 29 de julho, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SPPI), do Ministério da Economia, promoverão encontros com atores da iniciativa privada para apresentar oportunidades de investimento no Perímetro Irrigado Baixio do Irecê. A área é mantida pela Codevasf e abrange territórios nos municípios de Irecê, Itaguaçu e Xique-Xique, na Bahia.
Os interessados poderão agendar a participação até a próxima quarta-feira (15). Durante os encontros individuais de 60 minutos, realizados por videoconferência, também serão colhidas contribuições de potenciais investidores para subsidiar a formulação do modelo de concessão das etapas 3 a 9 do Baixio do Irecê.
Estima-se que sejam necessários aportes adicionais de R$ 700 milhões para garantir a implementação de toda a infraestrutura necessária. Os módulos que serão concedidos à iniciativa privada abrangem 31,4 mil hectares irrigáveis.
O perímetro de irrigação está localizado na região do Médio São Francisco e abrange uma área de 105 mil hectares, sendo 48 mil deles de área irrigada. O território está subdividido em nove etapas, sendo que os módulos 1 e 2 já estão em fase de ocupação – 16 mil hectares irrigados.
A expectativa é que o empreendimento beneficie 250 mil pessoas e gere 180 mil empregos diretos e indiretos. As principais culturas da região são algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes.
O perímetro
O Governo Federal investiu aproximadamente R$ 1 bilhão para a aquisição de 93,5 mil hectares de área irrigável e de reserva legal, além da manutenção das duas primeiras etapas do Baixio do Irecê. O montante também foi utilizado para a execução de obras físicas, que incluem a construção da primeira estação de bombeamento principal do perímetro irrigado, de duas estações de pressurização e outras seis de recalque, além de drenagem coletora e 42 quilômetros de canal.