Notícias
Governo Federal anuncia R$ 260 milhões para compra de novos trens
Desde 2011, a Trensurb trabalha juntoao ministério das Cidades – órgão ao qual a empresa é vinculada - buscandoviabilizar recursos para a compra de novos trens. O investimento previstoinclui, ainda, adaptação das oficinas e do pátio de manutenção para receberos novos trens, bem como modernização da frota atual, de 25 composições,com a instalação de sistema de climatização e alterações de layout interno.
O diretor-presidente, Humberto Kasper,afirma que “com o crescimento da economia e da mobilidade, muitos sistemasde transporte estão operando em sua capacidade máxima nos horários de pico,como já acontece nos metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro. Estamos trabalhandofirmemente para que não tenhamos essa situação aqui na Região Metropolitanade Porto Alegre”.
Com a expansão da linha metroferroviáriaaté Novo Hamburgo – e um acréscimo estimado de 30 mil usuários -, a linhado Aeromovel entre a Estação Aeroporto e o Terminal 1 do Salgado Filho,a ampliação da integração multimodal com os sistemas de ônibus da RegiãoMetropolitana e o desenvolvimento econômico da região do eixo de operaçãoda Trensurb, faz-se necessária a ampliação da frota de trens.
A empresa já trabalha na elaboraçãodas especificações técnicas para que o processo licitatório possa ser iniciadono segundo semestre do ano. Como o tempo mínimo de fabricação das composiçõesé de 18 meses, elas poderiam estar disponíveis em 2014.
A Trensurb é ligada ao Ministério das Cidades.
PAC Equipamentos
O PAC Equipamentos – Programa deCompras Governamentais visa a agilizar as compras governamentais (com preferênciaà aquisição de produtos da indústria nacional) e estimular o crescimentoeconômico. O investimento de R$ 8,4 bilhões do PAC Equipamentos será destinado,ainda, à compra, pelo governo, de caminhões, patrulhas agrícolas, ambulâncias,ônibus, retroescavadeiras, motoniveladoras, furgões, blindados e móveispara escolas.
Fonte: Comunicação Social da Trensurb