Notícias
Governo e construtoras darão 8 mil moradias para famílias da região Serrana do estado do Rio
O governo federal, em parceria com o estado do Rio e as sete prefeituras dos municípios da região Serrana fluminense, financiará a construção de seis mil unidades habitacionais a serem entregues para as famílias que foram desabrigadas pelas enchentes ocorridas neste mês.As casas ou apartamentos serão entregues sem custo para o beneficiado. Outras duas mil unidades residenciais serão bancadas por um pool de 12 construtoras do Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (27/1), em cerimônia no Palácio Guanabara, no Rio, pela presidenta Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e representantes das empreiteiras.
Outra medida colocada na cerimônia diz respeito à liberação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), para promover um levantamento das áreas de risco, passo inicial para que se elabore um plano para evitar futuras tragédias.
A presidenta Dilma frisou que o governo federal pretende reaparelhar a Defesa Civil nos municípios. Para isso, o governo não limitará recursos com compra de equipamentos e treinamento de pessoal.
Após a cerimônia na sede do governo estadual, a presidenta Dilma Rousseff, acompanhada dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Miriam Belchior (Planejamento), Mário Negromonte (Cidades), visitou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que tem por objetivo acompanhar em tempo real, por exemplo, pontos de alagamento ou áreas de risco durante as chuvas, bem como as condições do trânsito.
Fonte: Blog do Planalto