Notícias
Governo do Amazonas forma núcleo para integrar atuação na fronteira
O Governo do Estado já deu o primeiro passo para participar da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), criado pelo Governo Federal para se unir às ações que pretendem melhorar as condições de vida das populações das fronteiras de 11 estados, em 588 municípios brasileiros. Uma reunião foi coordenada, no último dia 26 de julho, pelo Ministério da Integração Nacional, na sede da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), para discussão inicial da formação do Núcleo Estadual.
A meta do projeto é suprir necessidades prioritárias dos moradores, se juntando ao projeto Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), que, no Amazonas, é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Falando em nome do Ministério da Integração Nacional, o especialista em Política Pública Alexandre Peixoto apresentou como modelo os núcleos já instalados nos estados do Amapá e Paraná, em que a integração das ações dos participantes é fundamental para o sucesso do projeto. "O comitê estadual terá a responsabilidade de elaborar medidas estratégicas que serão apresentadas em Brasília. Depois, é partir para o trabalho de campo", disse.
A SSP vai se integrar no projeto por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que já tem experiência de realizar ações conjuntas com órgãos das esferas municipal, estadual e federal. Além disso, a secretaria está finalizando o planejamento para se inserir no Enafron, o projeto do Governo Federal para combater crimes nas regiões de fronteira do Brasil.
O primeiro encontro para formação do Núcleo Estadual do Amazonas teve a participação de representantes da SSP, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Suframa, Amazonastur, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Associação Amazonense de Municípios, entre outros órgãos.
Fonte: Governo do Amazonas