Notícias
Goiânia (GO): ministro das Cidades anuncia investimentos em esgotamento sanitário
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, anunciou, nesta quarta-feira (4), em Goiânia (GO), investimentos de mais de R$ 80 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) ao governo do estado. Os recursos são destinados à obra de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dr. Hélio Seixo de Brito.
O ministro das Cidades enfatizou a importância das retomadas. “Temos buscado de forma muito profícua a gestão pública eficiente. Acompanhando os contratos paralisados ou em andamento para que consigamos que as obras sejam realmente executadas, com prazos condizentes com as necessidades da população”, disse.
Baldy citou números: “São quase 10 mil ligações domiciliares e quase 160 quilômetros de rede coletora que vão trazer funcionalidade na coleta e no tratamento do esgoto sanitário. Um investimento muito representativo”, comparou.
De acordo ele, o Brasil vive um grande desafio nessa área. “Não temos 47% do nosso esgoto tratado e coletado. E aqui, se Goiânia conseguir coletar e tratar de forma universalizada, vai ser um grande ganho”, observou.
O governador José Eliton agradeceu ao ministro Baldy a execução de uma obra de tamanha relevância e também o esforço entre os entes federativos. “A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) já trata 50% do resíduo orgânico. Poderemos chegar a 80%”, destacou.
Para o presidente da Companhia, Jalles Fontoura, “o investimento representa um grande passo para o futuro do saneamento em Goiás.”
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades