Notícias
Góes debate conclusão da Transnordestina e recebe parlamentares e gestores de cinco estados
Em reunião com governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foram debatidos temas assuntos relacionados ao desenvolvimento regional e territorial e à defesa civil (Fotos: Dênio Simões/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta terça-feira (7), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e os governadores do Ceará, Elmano da Costa, e de Pernambuco, Raquel Lyra, para tratar da continuidade das obras da ferrovia Transnordestina. Outra agenda foi com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Góes também participou de reuniões com parlamentares e gestores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pará e Ceará para apresentar programas da Pasta.
A primeira agenda do dia foi como o prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot ( foto à esquerda ). Na pauta, ações em infraestrutura de estradas vicinais e do agroturismo. Góes apresentou ações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que podem beneficiar o município gaúcho. “Melhorar a infraestrutura da nossa cidade vai ajudar no crescimento do turismo em nossa cidade, que já é bastante visitada tanto por brasileiros quanto estrangeiros”, afirmou o prefeito.
Na sequência, Waldez Góes participou de reunião sobre a continuidade das obras da ferrovia Transnordestina, que terá 1.753 quilômetros de extensão. O objetivo do Governo Federal é que, até o final da atual gestão, a maior parte possível da ferrovia esteja em funcionamento, como solicitado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A obra está sendo coordenada pelo Ministério dos Transportes. Saiba mais neste link .
Góes também se reuniu com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento regional e territorial e à defesa civil. Em março, o governo capixaba vai lançar o Fundo Cidades, que será destinado ao financiamento de obras de contenção nos municípios do estado. Casagrande convidou o ministro a participar do evento. Também estiveram presentes ao encontro os secretários nacionais de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo.
Outra agenda foi com os deputados federais Benes Leocádio (União-RN) e Paulo Freire (PL-SP), o ex-senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, e os prefeitos de Mossoró (RN), Alysson Bezerra, e Pedra Grande (RN), Pedro Henrique de Souza. Waldez Góes ouviu as pautas prioritárias dos municípios potiguares e reforçou o apoio do Governo Federal em projetos de desenvolvimento regional. Os prefeitos trataram, também, da liberação de recursos para acelerar obras em andamento, como a manutenção de estradas vicinais.
Projetos para o desenvolvimento sustentável do País também estiveram em discussão nesta terça-feira no MIDR. Representantes do Instituto Escolhas foram recebidos pelo ministro e apresentaram estudos com potencial para embasar políticas públicas focadas em sustentabilidade. Os principais temas debatidos foram a geração de energia limpa, o combate à pobreza como estratégia para a diminuição do desflorestamento e experiências inspiradoras para o desenvolvimento de políticas públicas de agricultura urbana. Saiba mais neste link .
"Os projetos guardam grande sinergia com a linha de governo, que é reduzir a pobreza e as desigualdades, respeitando o meio ambiente. Estamos estudando a formalização de uma parceria para a execução de ações que possam promover o desenvolvimento regional”, destacou o ministro.
Em seguida, o ministro recebeu o deputado federal Domingos Neto (PSD/CE), acompanhado dos prefeitos Felipe Uchoa, de Umirim, e Francisco das Chagas Mendes, conhecido como Meu Deus, de Santana do Acaraú (f oto à direita ). O ministro apresentou políticas e ações que o MIDR pode oferecer aos municípios cearenses.
O deputado federal Keniston Braga (MDB/PA) e a prefeita de Abaetetuba (PA), Francineti Maria Carvalho, também foram recebidos pelo ministro. Os gestores indicaram as principais necessidades do município paraense e solicitaram apoio do Governo Federal para a execução de obras e a implementação de ações de ordenamento territorial na região.
Outro compromisso foi com o secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione ( foto à esquerda ). Além de apresentar temas de proteção e defesa civil, segurança hídrica, políticas públicas de desenvolvimento regional e territorial e a Estratégia Rotas de Integração, o ministro Waldez Góes falou sobre o debate sobre os avanços na construção da Transnordestina.
Na última agenda do dia, Góes participou de jantar de lançamento do calendário 2023 do Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes.