Notícias
Góes debate apoio federal a cidades atingidas por desastres no Maranhão e Rio Grande do Sul
Ministro Waldez Góes e governador Carlos Brandão debateram o apoio do Governo Federal aos municípios maranhenses atingidos por chuvas intensas (Fotos: Dênio Simões/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, debateu, nesta quarta-feira, o apoio do Governo Federal a municípios atingidos por desastres naturais nos estados do Rio Grande do Sul e do Maranhão. Góes também conheceu ações de prevenção de riscos e desastres e recebeu parlamentares e gestores do Distrito Federal, Acre, Bahia e Santa Catarina.
Na primeira agenda do dia, Waldez Góes, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, estiveram no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Na visita, foram apresentadas as ações desenvolvidas, os níveis operacionais do Centro de Monitoramento e Operações (CMO) e o funcionamento e as instalações do local. Saiba mais neste link .
Na sequência, Góes recebeu o ex-senador Hélio José (Solidariedade/DF) para apresentar programas da Pasta em áreas como segurança hídrica, defesa civil, fomento à produção e desenvolvimento regional e territorial.
Além disso, foram apresentadas ações de instituições vinculadas ao MIDR, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e as superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene) e do Centro-Oeste (Sudeco).
Outra agenda foi com os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O objetivo do encontro foi buscar soluções para minimizar os impactos da estiagem que assola o Rio Grande do Sul. Saiba mais neste link .
Durante a reunião, os ministros apresentaram a parlamentares, prefeitos e representantes da sociedade civil do Rio Grande do Sul os programas e ações de suas Pastas. Os gestores do Governo Federal também ouviram as demandas específicas dos municípios presentes e destacaram que os três ministérios estão unidos para ajudar a diminuir o impacto da estiagem no estado. Até o momento, 128 municípios gaúchos tiveram situação de emergência reconhecida pelo MIDR.
Visita ao Centro Nacional de Gerenciamento
de Riscos de Desastres |
Ministro Waldez Góes e ex-senador Hélio José |
Reunião sobre apoio federal a municípios atingidos
pela estiagem no Rio Grande do Sul |
Reunião com a deputada Ana Lúcia e
|
Reunião com o deputado federal Carlos Cajado |
Reunião com o prefeito de Lebon Régis (SC),
Douglas de Melo |
Góes se reuniu, ainda, com a deputada federal Ana Lúcia (Republicanos/AC) e a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, para apresentar programas na área de integração e desenvolvimento regional que possam ajudar o estado da Região Norte.
“O Norte e o Nordeste são regiões do Brasil que precisam de muita atenção do Governo Federal e este ministério é muito importante para diminuir as desigualdades regionais. É uma pasta fundamental para nós, pois dependemos dela até mesmo para a sobrevivência das famílias da nossa região, como na chegada de água potável e em quantidade”, ressaltou a deputada Ana Lúcia.
O ministro Waldez Góes também recebeu o governador do Maranhão, Carlos Brandão. Durante o encontro, foi debatido o apoio do Governo Federal aos municípios do estado atingidos por chuvas intensas. Saiba mais neste link .
No primeiro mês de 2023, foram registrados 400 mm de chuvas no estado, o dobro do esperado para o período. Além das fortes chuvas, o Maranhão também tem sofrido com enchentes de rios. Nesta quarta-feira, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em quatro municípios maranhenses atingidos pelas chuvas: Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e a capital São Luís.
O deputado federal Cláudio Cajado (PP/BA) também esteve no MIDR. Entre as pautas tratadas no encontro esteve a viabilização de ações para atender demandas de infraestrutura prioritárias dos municípios do estado da Bahia.
Waldez Góes também esteve presente à primeira reunião da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, realizado no Palácio do Planalto. Composta por 19 ministérios, a comissão tem como foco o monitoramento das ações de combate ao desmatamento e o acompanhamento de políticas do Governo Federal voltadas à Amazônia.
Na última agenda do dia, o ministro recebeu a visita do deputado federal Rodrigo Minotto (PDT/SC) e do prefeito da cidade catarinense de Lebon Régis, Douglas Fernando de Melo. O encontro foi marcado pela apresentação dos projetos de Desenvolvimento Regional e Territorial que o MIDR oferece aos municípios de todo o País.