Notícias
Góes abre negociações para parceria com o Azerbaijão e recebe demandas de gestores e parlamentares de quatro estados
Em reunião com o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi debatida a importância do cooperativismo para o desenvolvimento social e econômico do País (Fotos: Dênio Simões/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta terça-feira (31), parlamentares e gestores dos estados do Ceará, Amapá, Rondônia e Roraima. Góes também teve agendas com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e a Embaixada do Azerbaijão, além de acompanhar, no Palácio do Planalto, a cerimônia de assinatura dos decretos que criaram o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial.
A primeira agenda do dia foi com o deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE) ( foto à esquerda ). A pauta do encontro foi dedicada às ações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), instituição vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), no Ceará.
Em seguida, Waldez Góes recebeu o presidente Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá, Josiel Alcolumbre ( foto à direita ). Durante o encontro, Góes apresentou programas da Pasta, como a Estratégia Rotas de Integração Nacional, e explicou como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), autarquia vinculada ao MIDR, pode contribuir com o Sebrae.
“Há uma congregação muito grande entre o MIDR, o Sebrae, a Sudam e outros parceiros que ajudam nessa pauta do micro e pequeno empreendedor do Amapá. Aqui, temos projetos como a as Rotas de Integração Nacional, os polos do cacau, do mel, do açaí, que são agendas que vão ao encontro do que o Sebrae vem priorizando”, destaca Waldez Góes. “Isso que estamos fazendo vai se repetir com todos os estados, pois o desenvolvimento regional, a integração, a sustentabilidade, o respeito e a inclusão do pequeno no processo de desenvolvimento são prioridades do presidente Lula e devem ser retratados em nossas parcerias”, reforça.
Waldez Góes também participou, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura dos decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. O objetivo dos dois órgãos é manter a interlocução permanente com os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas.
O ministro recebeu, ainda, o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas. Durante o encontro, foi debatida a importância do cooperativismo para o desenvolvimento social e econômico do País, inclusive com o crescimento desse modelo nas as regiões Norte e Nordeste do País. Além disso, foi apresentada a Estratégia Rotas de Integração Nacional.
Outra agenda foi com o prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique Brandão ( foto à esquerda ), que estava acompanhado do vice-prefeito Cássio Murilo Gomes. Durante o encontro, Góes apresentou programas e políticas do MIDR e conheceu pautas prioritárias da capital roraimense. A reunião também teve um momento de reflexão sobre a atual situação por que passam as comunidades yanomamis de Roraima.
Mais cedo, representantes do MIDR e de outras Pastas, além da Fundação Nacional do Índio (Funai), se reuniram para debater ações urgentes para minimizar os problemas dos povos originários em Roraima , levantando as principais necessidades das populações.
Góes também se reuniu com o embaixador da República do Azerbaijão no Brasil , Rashad Novruz ( foto à direita ), para discutir soluções inteligentes no desenvolvimento de políticas públicas voltadas às áreas de segurança hídrica, agricultura e saneamento básico.
“O que se propõe nessa parceria tem foco em setores sob responsabilidade do ministério e que são relacionados à diminuição das desigualdades regionais. Iremos marcar uma nova rodada de reuniões com as áreas do ministério para que a equipe do embaixador conheça as iniciativas e identifique quais podem ser replicadas em seu país”, adiantou o ministro.
Na última agenda do dia, o ministro recebeu a visita do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e do Instituto Amazônia +21, Marcelo Thomé da Silva de Almeida, e dos diretores da entidade, Guilherme Gonzales e Fernando Penedo. Em pauta, demandas sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia com base em critérios ASG (ambiental, social e governança).