Notícias
Gilberto Occhi toma posse como ministro das Cidades
Gilberto Magalhães Occhi nasceu em 24 de julho de 1958 em Ubá (MG). Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, Occhi é graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha (ES) e pós-graduado nas áreas de Finanças e Mercado Financeiro pela Universidade de Vila Velha (ES), Gestão Empresarial pela Universidade de Brasília e Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília.
Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1980 e acumulou experiência como gerente em diversas áreas da Instituição Financeira e do Banco Nacional da Habitação (BNH), como: tesouraria, saneamento, habitação popular e cobrança. Em 1995, Gilberto Occhi assumiu o cargo de gerente de mercado no Espírito Santo. Em 2004, foi designado para o cargo de superintendente regional em Sergipe. No ano de 2008, passou a ocupar o cargo de Superintendente Regional em Alagoas, quando atuou também como Conselheiro Deliberativo do SEBRAE/AL. E em 2011, assumiu o cargo de Superintendente Nacional da Região Nordeste.
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que o currículo do novo ministro Gilberto Occhi, assim como de outros ministros que tomaram posse, irá contribuir para o trabalho de desenvolvimento do país. “Gilberto Occhi acompanhou no governo da Caixa o desenho e a implementação de todas as políticas que agora terá atribuição de conduzir”, afirmou Dilma.
A presidenta ressaltou que as cerimônias de posse são inerentes a todos os regimes democráticos. Ela explicou que, em respeito à legislação eleitoral, os ministros anteriores precisam deixar suas funções para se submeterem ao julgamento das urnas. “Esses brasileiros que aqui estão hoje são responsáveis por estarmos construindo o Brasil do presente. O povo brasileiro é sábio e percebe quem esta do lado deles. 2014 vai ser um ano de muitas realizações”, ressaltou Dilma Rousseff.
O novo titular do Ministério das Cidades, Gilberto Occhi, disse que pretende dar continuidade às políticas públicas do Governo Federal e atender as cidades sem restrições. “Eu sou um ministro das cidades brasileiras. Esse é um ministério do Brasil. Vamos dar prosseguimento ao trabalho que Aguinaldo Ribeiro desempenhou tão bem. Vamos atender as determinações das políticas públicas do Governo Federal importantes para a população brasileira”, declarou.
Para Gilberto Occhi, assumir o Ministério das Cidades é um grande desafio por ser um órgão importante para a população brasileira. “Por ter trabalhado na Caixa durante muitos anos, a minha relação com o Ministério das Cidades já é muito boa”, disse o ministro das Cidades.
Sobre as prioridades do Ministério das Cidades, o novo ministro destacou que os temas mobilidade urbana, trânsito, saneamento e o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) são exemplos de projetos estruturantes que a presidenta Dilma determinou ao órgão. “Tudo isso é prioridade no Governo Federal. Vamos continuar trabalhando para entregar estes empreendimentos à população brasileira e dar continuidade ao trabalho com os movimentos sociais e entidades”, garantiu Occhi ao dizer que o trabalho no Ministério das Cidades será realizado em interlocução com o Senado Federal, Câmara dos Deputados, ministérios e outros órgãos.
Ao falar diretamente ao ex-ministro Aguinaldo Ribeiro, Dilma Rousseff afirmou que ele foi parceiro de alguns dos programas mais decisivos do governo. De acordo com ela, sob a coordenação de Ribeiro o programa Minha Casa Minha Vida alcançou 1,6 milhões de moradias entregues e 1,7 milhões de moradias contratadas. Além disso, a presidenta observou que os investimentos em mobilidade urbana chegaram a R$ 143 bilhões. “Voltamos a investir em metrôs, nove capitais já receberam os recursos. Iniciamos investimentos em VLTs, mais de 12 cidades já têm os projetos aprovados e os recursos oferecidos”, lembrou.
Outro ponto de destaque da atuação de Aguinaldo Ribeiro lembrado pela presidenta foi Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada- Um Pacto pela Vida). “O programa, em parceria com toda a sociedade civil, tem atuado no sentido de conter as mortes no trânsito”, finalizou.
Aguinaldo Ribeiro foi ministro das Cidades de 6 de fevereiro de 2012 a 17 de março de 2014.