Notícias
Fronteiras são tema de evento do MI em Santa Catarina
Comissão reúne-se para fomentar o debate e a troca de experiências e planejar 2015; quase 600 municípios brasileiros localizam-se nessas regiões
Promover o balanço das atividades dos núcleos estaduais de fronteira e da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CIDF), do Ministério da Integração Nacional (MI), fomentar o debate e a troca de experiências e planejar a atuação e as ações previstas para 2015.
Esses são os objetivos do 4º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira e da 8ª Reunião da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), organizados pelo MI. Os eventos acontecem nesta quarta-feira (3) e quinta-feira (4), no município de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.
O coordenador geral de Programas Macrorregionais, Alexandre Peixoto, e o diretor do Departamento de Gestão de Programas de Desenvolvimento Regional do MI, Walber Santana, representarão a pasta.
A comissão
Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do ministério, a CDIF é formada por 20 órgãos do Governo Federal e oito instituições convidadas.
A comissão é instrumento de gestão das políticas públicas para a região fronteiriça e tem como objetivo primordial manter o diálogo entre os atores locais e os poderes públicos estaduais e federal. Sua atuação contribui para o desenvolvimento dos 588 municípios brasileiros localizados na faixa de fronteira.
Além de promover o aperfeiçoamento da gestão das políticas públicas para o desenvolvimento das fronteiras nacionais, a CDIF é mais um mecanismo de articulação e integração com os governos e a população dos países vizinhos, de forma a facilitar a formulação de soluções conjuntas para problemas que afetam as zonas fronteiriças.