Notícias
FNO Itinerante promove reunião em Salvaterra, na Ilha de Marajó
O município paraense será o primeiro da Ilha a receber o evento realizado pelo Ministério da Integração Nacional e Banco da Amazônia
O Programa de Divulgação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO Itinerante) tem reunião confirmada para esta quarta-feira (28) na cidade paraense de Salvaterra, uma das 16 do Arquipélago de Marajó.
A reunião será às 19h no auditório da Câmara de Vereadores, com participação aberta ao público, inclusive moradores de cidades vizinhas. O objetivo é levar ao conhecimento de produtores rurais e empreendedores da região as vantagens de contrair empréstimos pelas diversas linhas de crédito oferecidas pelo FNO.
O fundo, administrado pelo Ministério da Integração Nacional, pelo Conselho Deliberativo da SUDAM e Banco da Amazônia (agente financeiro), opera com taxas de juros que variam de 5,5% a 10,5% ao ano, dependendo do porte do tomador, atividade financiada e finalidade do investimento, além de prazos de pagamento que podem chegar a 20 anos. O pagamento em dia das parcelas garante 15% de bônus de adimplência sobre os juros.
"As diretrizes estratégicas do FNO estão voltadas para a concessão de financiamentos prioritariamente aos segmentos produtivos de menor porte (mini/micro e pequenos empreendedores), com ênfase para a agricultura de base familiar; empreendimentos que utilizam matérias-primas e mão-de-obra locais e que produzam alimentos básicos para consumo da população; e projetos com sustentabilidade socioambiental" afirma o coordenador-geral de Prospecção e Análise de Fundos da Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Carlos Henrique Rosa.
O coordenador, que será um dos palestrantes no evento em Salvaterra, explica que o município foi escolhido por apresentar características tipificadas na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), como baixa renda e economia estagnada, além de outros critérios definidos pelo Ministério e Banco da Amazônia. Segundo Carlos Henrique, "os financiamentos concedidos com os recursos do FNO têm contribuído para a geração de novas oportunidades de emprego; incremento no Valor Bruto da Produção e no Produto Interno Bruto (PIB) regionais, além de contínua redução do êxodo rural e da pobreza, aumento da inclusão social, minimização das desigualdades intra e inter-regionais, aumento da massa salarial e ampliação da arrecadação tributária". O coordenador lembra ainda que os recursos do FNO disponíveis para 2014 somam R$ 5,4 bilhões.
Esclarecimentos
Serviço:
FNO Itinerante em Salvaterra, Pará
Local: Câmara de Vereadores
Horário: 19 horas