Notícias
Fernando Bezerra Coelho estimula mudança cultural na área de defesa civil
Segundo o ministro, a cooperação dos estados e municípios é essencial para execução dos trabalhos no país
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho se reuniu, nesta terça-feira (05), em Brasília, com representantes das defesas civis estaduais e do Distrito Federal para alinhar as metas a serem executadas em parceria com os estados ao longo de 2013. No encontro, o ministro citou a importância da mudança de cultura no combate aos desastres naturais. "No fundo, a gente sabe que a história da Defesa Civil nos países afora, e também no Brasil, sempre foi muito associada à resposta. Fazer essa mudança, de ter uma outra cultura, não se dá do dia para a noite", destacou.
De acordo com Fernando Bezerra Coelho, a reunião com os coordenadores estaduais possibilita a integração das equipes de todo o país. "Esses encontros permitem que possamos conhecer melhor a realidade e as limitações de cada um desses sistemas. Assim, buscarmos identificar áreas de cooperação para que a gente possa superar os desafios", declarou. Essa é a quarta vez que os coordenadores se encontram. A primeira reunião foi realizada em 2011.
Para o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, o objetivo central da reunião é o de nivelar o planejamento anual para que todas as defesas civis estejam bem entrosadas. "No primeiro ano fizemos um grande diagnóstico. No segundo ano, nos dedicamos ao planejamento. Agora, nós vamos consolidar a política nacional com a execução de diversos planos e metas", afirmou.
Segundo o diretor de Defesa Civil de São Paulo, Walter Nyakas, a reunião é muito importante para todos os estados pela troca de informações e experiência. "Com certeza esse encontro estádando norte para todos os estados", frisou.
Nesta edição foram abordados temas relacionados aos simulados de preparação de desastres naturais; ao X Fórum Nacional de Defesa Civil; a doação de equipamentos para as defesas civis municipais; ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil, ao Mapeamento de Áreas de Risco, ao Plano de Intervenções e outros pontos.
Histórico - Ao longo de 2011, foram realizadas duas reuniões, uma em abril e outra em junho. A proposta dos encontros foi apresentar a gestão da Defesa Civil Nacional para as coordenadorias estaduais e integrá-las nas atividades elaboradas pela Sedec. Os coordenadores também puderam levar seus questionamentos e sugestões para Secretaria. Em 2012, houve uma nova reunião com os coordenadores para tratar do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres, bem como instruções sobre o reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública.