Notícias
Faixa central de fronteira é tema de seminário em Cuiabá
O encontro promoveu o debate sobre as perspectivas de como desenvolver a região, produzindo ideias inovadoras para a troca de experiências
Representantes do Ministério da Integração Nacional participaram na tarde de ontem (27/08) do "I Seminário Perspectivas para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira - Arco Central", em Cuiabá (MT). O evento, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), teve como objetivo identificar o potencial e os problemas comuns das regiões que compõem o Arco Central, nos Estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para traçar estratégias e ações de fomento e superação das desigualdades regionais.
Na ocasião, o coordenador de Programas Macrorregionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Alexandre Peixoto, falou sobre a importância da parceria com as superintendências vinculadas ao ministério. "O trabalho estabelecido com os parceiros é fundamental para aprimorar a governança nas regiões fronteiriças. Agora precisamos identificar as necessidades dessas áreas e traçar estratégias conjuntas, para superarmos os desafios existentes e fomentar as potencialidades locais".
A viagem a Cuiabá também marcou o primeiro encontro da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira com os núcleos do Arco Central. Na pauta estava a implementação do projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura pelo Consórcio Complexo das Nascentes do Pantanal, no Mato Grosso, e um modelo de gestão conjunta de resíduos sólidos nos municípios de fronteira, que será implantado em Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai).