Notícias
Ex-vice-presidente José Alencar dará nome à barragem de Congonhas (MG)
A barragem de Congonhas, em Minas Gerais, deverá se chamar "Vice-Presidente José Alencar", em homenagem ao político mineiro morto recentemente e que foi um dos defensores da obra. Projetada para beneficiar cerca de 400 mil pessoas no norte do Estado e incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com recursos da ordem de R$ 260 milhões, a barragem será construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), vinculado ao Ministério da Integração Nacional.
A proposta da homenagem ao ex-vice-presidente partiu do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes Neto e foi homologada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho. "José Alencar foi um grande entusiasta dessa obra que vai abastecer Montes Claros, cuja garantia de água disponível está ameaçada, com colapso previsto para os próximos dez anos caso essa barragem não fosse construída", afirmou Elias Fernandes.
O diretor do Dnocs explica que José Alencar teve uma vida dedicada à região onde está inserida a barragem, como empresário e político, tendo pautado sua vida pública como um defensor incansável dos interesses de toda a região. Em ofício dirigido ao órgão em 07 de junho de 2010, o então vice-presidente solicita providências da direção do Departamento no sentido de agilizar a implantação do empreendimento.