Notícias
Estudo apoiado pelo MI vence Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional
Trabalho de pesquisador do Ipea avalia relação entre os fundos constitucionais de financiamento e o Produto Interno Bruto
Um estudo desenvolvido por um técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) obteve a primeira colocação na 19ª edição do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional. O trabalho integra uma série de pesquisas que estão sendo realizadas em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), no intuito de avaliar instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
O trabalho "Avaliação dos efeitos econômicos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO): Uma análise por tipologia da PNDR entre 1999 e 2011" é de autoria do diretor-adjunto da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Guilherme Mendes Resende. A pesquisa integra o livro "Avaliação de Políticas Públicas no Brasil", que faz uma análise da PNDR.
A obra consolida estudos de outros pesquisadores sobre o tema e apresenta as ações realizadas entre 2013 e 2015. A parceria envolveu as equipes das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) e de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais (SFRI) do MI e da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur/Ipea).
O estudo premiado ainda tem como autores os professores Diego Firmino da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Luís Abel Filho, da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os pesquisadores avaliaram a relação entre o FNE e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita entre 1999 e 2011 dos municípios e microrregiões da área coberta pelo fundo.
A solenidade de premiação foi realizada na última sexta-feira (13/11), na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza (CE), durante o XX Encontro Regional de Economia.