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Estudantes de biologia dos EUA conhecem Projeto São Francisco
Alunos da State University of New York participam, até julho, de atividades de iniciação científica na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
Os programas ambientais de monitoramento da flora e da fauna do Projeto de Integração do Rio São Francisco, executado pelo Ministério da Integração Nacional, atraíram a atenção da State University of New York (SUNY), dos Estados Unidos. Graduandos em Biologia da instituição participam, desde maio, de atividades de iniciação científica no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e no Núcleo de Ecologia e Meio Ambiente (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Eles regressam em julho.
Em Salgueiro (PE), os estudantes conheceram infraestruturas do Eixo Norte do Projeto São Francisco. Em Petrolina (PE), no campus da Univasf, conversaram com professores que lideram os programas de fauna e flora do empreendimento. "Nós mostramos a amplitude e a importância dos programas ambientais que procuram resguardar a fauna da Caatinga nas áreas sob influência do projeto", comentou o coordenador do Cemafauna, o professor Luiz Cezar Pereira.
A estudante Alexandra Dolzhenko, que gostou bastante do trabalho de reintegração de animais à vida selvagem desenvolvido pelo Cemafauna, aprovou o Projeto São Francisco. "Uma obra deste tamanho é importante para os homens. Mas o projeto teve também o cuidado de se preocupar com os animais", elogiou a aluna. A colega Winnie Chen também elogiou o empreendimento hídrico. "É obra necessária por oferecer água a quem convive com a estiagem", opinou.
O intercâmbio dos alunos da SUNY foi promovido pelo Global Laboratory, programa de pesquisa e imersão da universidade. O Cemafauna e o Nema foram construídos com recursos do Projeto de Integração do Rio São Francisco.