Notícias
Estudantes conhecem ações do Projeto São Francisco em defesa da Caatinga
Equipes de comunicação também levam informações sobre o andamento da obra aos moradores de cidades por onde passa o projeto
Cerca de 80 estudantes da Escola Cecília Meireles, em Salgueiro (PE), e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em Custódia (PE), visitaram os centros de Referência em Comunicação do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Nas duas unidades, os alunos receberam informações sobre as obras e a atuação do projeto em defesa e pela preservação do bioma da região. Nesta quinta-feira, 28 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Caatinga.
Os centros possuem recursos audiovisuais e têm profissionais e equipamentos preparados para receber escolas e grupos interessados em obter informações sobre a maior obra de infraestrutura hídrica em construção no país. Equipes também apresentam exemplares da flora da região, disponibilizam publicações científicas e pedagógicas patrocinadas pelo Projeto São Francisco e explicam o trabalho de preservação da fauna e da flora da Caatinga.
A professora Maria Socorro de Jesus, da Escola Cecília Meireles, disse que levou seus alunos para enriquecer ainda mais os saberes deles a respeito do bioma e, também, dos benefícios do empreendimento. "São riquezas que ficarão para esta e futuras gerações", completou. A estudante Sara Darli ficou impressionada com os dados sobre a evolução das obras. "A palestra foi informativa de um jeito diferente e divertido".
Os estudantes foram recepcionados pelas equipes de comunicação do Projeto São Francisco, que apresentaram painéis, ilustrações, fotos e infográficos com as principais estruturas da obra, como túneis para passagem de água, pontes, estações elevatórias, reservatórios concluídos e em construção. A apresentação também trata das responsabilidades de todos com o uso racional da água.
Sobre o projeto
O Projeto São Francisco é a mais importante iniciativa da Política Nacional de Recursos Hídricos do governo federal. O objetivo é garantir segurança hídrica para 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente, beneficiando mais de 12 milhões de habitantes nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O Programa de Comunicação Social do Projeto São Francisco é parte das 38 estratégias ambientais do empreendimento, executadas pelo Ministério da Integração Nacional. O objetivo é levar informação sobre o andamento da obra e a respeito das ações ambientais aos moradores das 17 cidades por onde passa o projeto.