Notícias
Estado inova no monitoramento de chuvas
Para melhorar o monitoramento do clima e dos níveis das bacias hidrográficas, o Estado de Pernambuco investiu em equipamentos de tecnologia avançada. Nesta terça-feira (10/05), foram instalados sensores eletrônicos e softwares que podem identificar áreas de risco e criar planos de contingência para casos de enchentes e deslizamentos de barreiras.
O monitoramento funcionará 24 horas por dia e será realizada por meio da Sala de Situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) instalada provisoriamente na sede da Compesa até 2013. A Sala de Situação também abriga o Sistema de Previsão e Alerta Hidrometerológico, que atuará de três formas.
A primeira será a utilização de modelos matemáticos que vão monitorar a precipitação pluviométrica e os níveis dos rios com até 72 horas de antecedência. O cálculo vai permitir o estabelecimento do estado de alerta, a mobilização da Defesa Civil e até mesmo a remoção da população em caso de enchentes com uma margem segura de tempo.
O segundo monitoramento - das condições meteorológicas e hidrológicas - será realizado por meio de imagens de satélite e das 16 Plataformas de Coleta de Dados (PCD) que foram instaladas em pontos estratégicos das principais bacias hidrográficas que banham Pernambuco.
A última frente de atuação, um importante diferencial do sistema, é o modelo de simulação de enchentes, que, por meio de informações topográficas da região e da previsão pluviométrica, indica as áreas mais vulneráveis às inundações. O programa mostra, na tela do computador, uma vista área das cidades, com todas as ruas, praças e avenidas e qual seria o tamanho do estrago causado pelas chuvas, representadas por uma mancha azul.
Os prefeitos dos municípios afetados pelas enchentes vão receber a simulação das últimas inundações para que possam remover as famílias das áreas de risco para as 12 mil casas que estão sendo construídas pelo Governo do Estado à medida que elas forem concluídas.
Os níveis das principais barragens e o volume de chuvas podem ser consultados pela população através do site www.apac.pe.gov.br.
Com informações do Governo do Estado de Pernambuco