Notícias
Espírito Santo receberá recursos do governo federal para apoio aos municípios afetados pelas chuvas
Vitória (ES) - O Espírito Santo contará com recursos do governo federal para aplicar em ações de ajuda às vítimas das chuvas, que castigam o Estado desde o final do ano passado, e também na recuperação de pontes e reforço de encostas nos municípios afetados. Para isso, o governo do estado formalizará o pedido, que deve girar em torno de R$ 20 milhões, para assistência às vítimas e reconstrução.
O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, nesta segunda-feira (09/01), após reunião com o governador capixaba, Renato Casagrande, em Vitória, da qual participou também o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Os dois ministros também realizaram um sobrevoo em cidades da região metropolitana atingidas pelos alagamentos.
"A visita ao Espírito Santo é uma recomendação da presidenta Dilma Rousseff, que escalou também técnicos dos ministérios para acompanhar ações de prevenção e reconstrução dos estados mais prejudicados com a chuva. Por causa do período crítico que vivemos, as equipes devem ficar aqui até o fim de março para identificar demandas de reconstrução de edificações que foram alvo das cheias. Vamos estar mais centrados nas ações de prevenção e não somente de recuperação", afirmou o ministro Fernando Bezerra Coelho".
O ministro dos Transportes destacou que a pasta tem ficado de prontidão para atender os estados afetados pelas chuvas e demonstrou receptividade às demandas e projetos apresentados pelo governo do Estado.
O governador Renato Casagrande pediu aos ministros apoio a um pacote de projetos, que serão apresentados, e que beneficiam mais de 30 municípios do Estado. As demandas são por obras de desassoreamento, macrodrenagem, limpeza de rios, reconstrução de pontes, proteção de morros e reforço de encostas.
Rio de Janeiro - Os ministros Fernando Bezerra Coelho e Paulo Sérgio Passos deixaram Vitória na manhã desta terça-feira (10/01) e seguiram para a cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, onde fazem um sobrevoo nas regiões alagadas do município.
Minas Gerais - Na última sexta-feira (06/01), os ministros Fernando Bezerra Coelho e Paulo Sérgio Passos estiveram em Belo Horizonte onde se reuniram com o governador Antônio Anastasia, para avaliar as consequências das chuvas no Estado. Na ocasião, foi anunciado que Minas Gerais receberá o Cartão de Pagamento de Defesa Civil para fazer frente às despesas mais imediatas de restabelecimento da normalidade nos municípios mais afetados pelas chuvas. O Cartão foi utilizado pela primeira vez em Santa Catarina.