Notícias
Escola conhece Centro de Referência do Projeto São Francisco em Salgueiro (PE)
Mais de 60 professores e estudantes do ensino médio receberam informações atualizadas sobre a obra de infraestrutura hídrica
Sessenta e quatro alunos e professores do ensino médio da Escola Professor Urbano Gomes de Sá, em Salgueiro (PE), visitaram na manhã desta terça-feira (24/11) o Centro de Referência em Comunicação Social do Projeto de Integração do Rio São Francisco localizado na cidade - outro centro fica em Custódia (PE). Eles receberam informações técnicas e conheceram projetos ambientais e ações de cidadania da obra de infraestrutura hídrica.
A equipe do projeto recebeu os visitantes em um ambiente com gráficos, fotos, livros e exemplares da flora nativa da região. Além das informações, esclareceu dúvidas e atualizou o conhecimento dos participantes. "Hoje, fiquei sabendo que estão sendo realizados testes nas estruturas e que a parte ambiental tem recebido bastante atenção", disse Raíssa Gomes, aluna do 1º ano.
A professora Vaniele Lucena, que visitou o Centro de Comunicação Social de Salgueiro pela quarta vez, aprovou o trabalho da equipe e elogiou o Projeto São Francisco. "Eu conheço bem a obra. Nos finais de semana, no meu sítio em Penaforte (CE), vejo os carros trabalhando durante 24 horas por dia", afirmou.
O Projeto São Francisco está com 81% de execução física. Os dados são de outubro deste ano. Atualmente, 10,1 mil profissionais trabalham ao longo dos 477 quilômetros de extensão das obras, que beneficiarão mais de 12 milhões de brasileiros em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Na segunda-feira (23), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou que o governo federal terminará o ano de 2015 com 107 dos 477 quilômetros das obras do empreendimento entregues.
Leia mais sobre o Projeto São Francisco .
Programa de Comunicação Social
O Programa de Comunicação Social do Projeto São Francisco faz parte das 38 estratégias ambientais do empreendimento, executadas pelo MI. Um dos objetivos é levar informação sobre o andamento da obra e as ações ambientais aos moradores das 17 cidades por onde passa o projeto.
Além dessa atividade, o MI promove ciclos da Comunicação Itinerante, ação aberta realizada nas praças das cidades, e criou dois Centros de Referência, locais abertos a visitação pública, que sediam apresentações sobre a execução da obra e a implantação dos Programas Ambientais.
Interessados em conhecer mais o Projeto São Francisco podem agendar uma visita a esses centros, que estão localizados nos municípios de Custódia (PE), no Eixo leste, e Salgueiro (PE), no Eixo Norte. O contato para mais informações é a Ouvidoria do MI (0800 610021).