Notícias
Equipes levam informações do Projeto São Francisco a moradores de Jati (CE)
Ação itinerante já alcançou centenas de pessoas que vivem em municípios na área de influência da obra
A equipe de Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco atendeu cerca de cem pessoas em Jati (CE), na última sexta-feira (29). A ação gratuita tem como objetivo levar informações e tirar dúvidas da população sobre a maior obra de segurança hídrica em construção no país. No município, está em fase de conclusão o Reservatório Jati, que vai derivar água do rio São Francisco para o Cinturão das Águas do Ceará.
As atividades ocorreram na praça central da cidade, onde moradores visitaram o Espaço São Francisco - um estande com painéis, fotos e informações diversas sobre o empreendimento. Conteúdo semelhante foi levado à escola Moisés Bento da Silva, para uma apresentação que reuniu cerca de 50 alunos. Nos dois momentos, os profissionais de comunicação também abordaram questões sobre o uso racional da água.
Luiz Melo de Souza foi um dos visitantes do Espaço São Francisco e elogiou a iniciativa. "Acredito que a obra trará muitos benefícios à população local. Nós convivemos com uma seca seguida de outra". O trabalhador Cícero Antônio, contratado para as obras de um dos quatro túneis do Projeto São Francisco, gostou de ver o panorama geral e atualizado do empreendimento. "É a transposição andando para frente!".
Zona rural
As atividades são realizadas tanto em áreas urbanas, em dia de maior movimento na cidade, como alternam apresentações em distritos rurais, para um público menor. Na última quarta-feira (27), por exemplo, a equipe esteve na zona rural do município de Monteiro, na Paraíba. Lá fizeram uma explanação com mostra fotográfica, apresentaram gráficos e informações atualizadas da obra.
Sobre a iniciativa
O Projeto São Francisco é a mais importante iniciativa da Política Nacional de Recursos Hídricos do governo federal. Tem como objetivo garantir a segurança hídrica para 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente, beneficiando mais de 12 milhões de habitantes nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Criada em 2011, a atividade itinerante é parte das ações do Programa de Comunicação Social, um dos 38 programas ambientais do projeto. A iniciativa busca mostrar o impacto do empreendimento à população que reside nas áreas de influência da obra.