Notícias
Encontro discute formulação de políticas públicas territoriais entre países da América Latina e Central
A ação reafirma o compromisso do Ministério da Integração Nacional com as políticas de desenvolvimento regional
Até 30 de agosto, o Ministério da Integração Nacional dividirá suas experiências na formulação e gestão de politicais públicas territoriais com representantes dos governos da Costa Rica, Guatemala e Honduras. O encontro faz parte do intercâmbio entre o Brasil e países da América Central e do Sul, em parceria com a Eurosocial.
Segundo Sérgio Castro, secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, o evento é oportuno porque possibilita aos países pensarem em soluções para desafios comuns, visando uma maior coesão social.
"O encontro mostra que a retomada que estamos vivendo no Brasil, seja de planejamento público em geral, seja da questão regional em particular, não é um fenômeno isolado do país. Ele ocorre em todo o mundo e com muita força na América Latina. Aqui, vários países estão reestruturando seus processos de planejamento e o esforço de construção ou reconstrução de suas políticas regionais", explicou Sérgio Castro.
Segundo o secretário, neste movimento, o Brasil tem sido referência para outros países. "Isso ocorre porque temos uma longa tradição nas políticas de desenvolvimento regional e, hoje, possuímos uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional estruturada", afirmou.
Para Ana Victoria Naranjo, coordenadora do setor de avaliação do Ministério do Planejamento e Política Econômica da Costa Rica, o problema da América Central está nas diferenças regionais muito amplas. "Queremos agora uma política nacional de desenvolvimento regional. E é aí que temos muito a aprender com o Brasil. Por isso estamos aqui. Queremos bons conselhos para não cometer os mesmos erros", disse.
Durante a missão técnica, os participantes irão aprofundar a experiência de participar ativamente na concepção e promoção de processos de planejamento de melhoria nos níveis nacional, regional e local.
Boas práticas - O Eurosocial é um programa de cooperação gerido por um consórcio de mais de 80 instituições europeias e latino-americanas, liderado pela Fundação Internacional e Ibero-Americana de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP).
O objetivo do programa é promover a coesão social na América Latina, a partir do apoio às políticas públicas e do incentivo às trocas de experiências, conhecimentos e boas práticas entre os países.