Notícias
Emergência em 17 cidades é reconhecida pela Defesa Civil Nacional
Estiagem avança no Rio Grande do Sul e já afeta 41 municípios. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo registraram chuvas intensas
Brasília-DF, 9/3/2020 – A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 17 cidades do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Com a medida, os municípios poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas.
Sete cidades obtiveram o status de situação de emergência em decorrência da estiagem. São cinco cidades gaúchas: Camaquã, Jari, Paraíso do Sul, Piratini e Manoel Viana. No Estado já são 41 municípios afetados pelo desastre com reconhecimento federal vigente. Salgadinho (PE) e Ribeirópolis (SE) também convivem com a estiagem, enquanto Jaguaribe e Jucás (CE) sentem os impactos da seca.
As chuvas intensas provocaram a situação de emergência em São Mateus (ES); Tabuleiro (MG); Queimados (RJ); e nos municípios paulistas de Taboão da Serra e Itaquaquecetuba. Itápolis (SP) e Pontalina (GO) registraram alagamentos após a ocorrência de temporais. Já em Brusque (SC), deslizamentos motivaram o reconhecimento federal.
O apoio emergencial por meio do MDR é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.
Ouça o boletim de rádio.