Notícias
Emergência é reconhecida em quatro cidades afetadas por desastres naturais
Municípios podem solicitar apoio federal para ações de socorro, assistência e recuperação
Quatro municípios atingidos por situações climáticas intensas receberam o reconhecimento de situação de emergência do Ministério da Integração Nacional. Na região Nordeste, a estiagem prolongada afeta as cidades de Curimatá, no Piauí, e Monte Alegre de Sergipe. Já no Sul, enxurradas provocaram danos em Tapira, no Paraná, enquanto no Sudeste do País chuvas intensas afetaram São João do Meriti, no Rio de Janeiro.
Com a medida, as prefeituras podem solicitar apoio da Defesa Civil Nacional para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas pelos desastres naturais. A Portaria com o reconhecimento federal foi publicada na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial da União.
Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico https://s2id.mi.gov.br. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado. A União apoia de forma complementar as ações de Defesa Civil de estados e municípios.
Acesse: