Notícias
Em reunião com a ABCON, ministro das Cidades discute parcerias para o setor de saneamento
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, acompanhado do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira, debateu nesta quinta-feira, dia 24, medidas para o desenvolvimento do setor de saneamento no Brasil com representantes da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON). Na oportunidade, foram discutidos, também, avanços para a normatização das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor. “Cada vez mais, os governos estaduais e municipais trabalham para ampliar as parcerias com a iniciativa privada na implantação de obras e solução de problemas de saneamento nas cidades”, explicou Kassab.
De acordo com o ministro, a reunião com os principais investidores e empresas do saneamento no país foi muito positiva, “pois a representação do capital privado é muito importante na solução dos problemas de saneamento”, afirmou. Para ele, a solução está no trabalho conjunto nos mais variados modelos de parceria. “Hoje pudemos avançar, entendendo com profundidade as demandas do setor. O secretário Paulo Ferreira dará sequencia naquilo que foi demandado nesta reunião” concluiu.
Números do setor - Publicado anualmente pelo Ministério das Cidades, o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto revela, em sua edição de 2014, que o país teve um crescimento na distribuição de água e na coleta de esgoto. Hoje, 156,4 milhões de brasileiros moradores em áreas urbanas são atendidos por redes públicas de abastecimento de água. Já a construção de coletores de esgotos beneficiou, em 2014, mais 3,5 milhões de habitantes. As informações sobre o abastecimento de água e o esgotamento sanitário foram fornecidas por 5.114 municípios e 4.030 municípios, respectivamente, que correspondem a 98% e 92,5% da população urbana do país.
Diagnóstico – O Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos é composto por dados operacionais, administrativos, econômico-financeiros, contábeis e qualidade dos serviços de saneamento, que permite descrever, com elevado grau de objetividade, aspectos sobre a gestão dos serviços nos municípios brasileiros. No componente “água e esgotos”, as informações são fornecidas por companhias estaduais, empresas e autarquias municipais, empresas privadas, secretarias e departamentos das Prefeituras municipais, responsáveis pela prestação dos serviços de água e esgotos no país. O documento pode ser acessado no site www.snis.gov.br.