Notícias
Em Pernambuco, MI integra comitiva de projeto com parceria da União Europeia
Grupo visitará polo automotivo de Goiana (PE) e de confecções em Caruaru (PE). Objetivo é desenvolver sistema regional de inovação
O Ministério da Integração Nacional (MI) compõe comitiva composta por representantes de instituições federais nacionais e internacionais que visitará os municípios de Goiana (PE) e Caruaru (PE) na próxima segunda-feira (26/10). A atividade é uma das etapas da ação "Bases para implantação de um Sistema Regional de Inovação em território selecionado da Política Regional Brasileira" e conta com o apoio do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia (UE)-Brasil, que visa a fomentar a troca de conhecimentos e experiências de interesse mútuo entre o bloco europeu e o Brasil.
Durante cinco dias, a comitiva, em articulação com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco e outras instituições estaduais, reunirá informações para o desenvolvimento de um sistema regional de inovação, no qual estejam articuladas instituições de governo, setor produtivo, institutos de pesquisa e organizações do terceiro setor, em apoio ao desenvolvimento de regiões prioritárias da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Serão visitados em Pernambuco os polos automotivo de Goiana e de confecções de Caruaru. Em uma fase seguinte, prevista para o final de novembro, a comitiva de técnicos integrará uma missão brasileira na Europa, com os objetivos de identificar setores econômicos similares e estabelecer diálogo institucional entre atores-chave de ambos os territórios, no Brasil e na União Europeia.
O MI será representado pelo coordenador geral de Monitoramento e Avaliação de Políticas Regionais, Paulo Amparo e pela analista Juliana Pasiani, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
Também integram a comitiva profissionais do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); do Instituto de Estudos Tecnológicos e Prospectivos (IPTs) da Universidade de Servilha (Espanha); da Escola de Lisboa de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa; do Programa Operacional Regional do Norte de Portugal; da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTE/PE); da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e do Centro Tecnológico da Indústria Metalmecânica (CATIM, da sigla em inglês) de Porto (Portugal).
Relações bilaterais
Os Diálogos Setoriais são uma nova dinâmica de cooperação entre a União Europeia (UE) e o Brasil. Atualmente, há cerca de 30 diálogos mapeados entre o país e a UE sobre os mais diversos temas. As bases são princípios de reciprocidade e complementaridade, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse mútuo.
Nesse contexto, foi criado o Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, que tem como objetivo contribuir para o progresso e o aprofundamento da parceria estratégica e das relações bilaterais entre o país e o bloco por meio do apoio ao intercâmbio de conhecimentos técnicos. O projeto é coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) - por meio da Direção Nacional do Projeto - e pela Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA).
O MI conduz o diálogo setorial de Políticas de Integração Nacional e tem participado dos Projeto desde 2008, em ações que envolveram as áreas de capacitação, intercâmbio, gestão e controle, academia e território, indicadores de desenvolvimento regional, entre outros. Nessa edição, a pasta conta com a parceria do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) - uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - e do Instituto de Estudos Tecnológicos e Prospectivos (IPTs) da Universidade de Servilha (Espanha).