Notícias
Em PE, ministro Rogério Marinho visita a Sudene e reafirma compromisso com o Nordeste
Enfrentamento das desigualdades regionais é uma das metas do Governo Federal
Brasília-DF, 5/3/2020 – O compromisso do Governo Federal com o Nordeste brasileiro foi tema de encontro entre o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e a diretoria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), nesta quinta-feira (5), em Recife (PE). O órgão vinculado ao MDR é voltado ao desenvolvimento sustentável e ao fomento da base produtiva regional.
“Ao assumirmos a gestão do Ministério do Desenvolvimento Regional, o presidente Jair Bolsonaro nos colocou como prioridade a atenção ao Nordeste brasileiro, principalmente porque há necessidade de atacarmos as diferenças regionais que existem no Brasil e propiciarmos igualdade de oportunidades e de condições para integrar de verdade o nosso País. Neste sentido, a Sudene é estratégica para planejar as nossas ações”, afirma Marinho.
Entre as principais atribuições da Sudene está a formulação de planos e diretrizes para o desenvolvimento de sua área de atuação e o apoio complementar em áreas como infraestrutura, inovação e capacitação de recursos humanos. “Essa visita à Sudene vai nos permitir trazer para o bojo deste processo toda a experiência acumulada nos últimos anos, pois é a agência de desenvolvimento da região. Nós precisamos fortalecer este papel”, salienta.
Plano Regional de Desenvolvimento
Está em tramitação no Congresso Nacional o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), um instrumento que apresenta novos horizontes para a área de atuação da Sudene. Construído a partir da contribuição de especialistas, instituições de fomento ao desenvolvimento regional e membros da sociedade civil, o PRDNE tem como aposta estratégica o fortalecimento de redes de cidades intermediárias.
O Plano identificou 41 municípios na área de abrangência da Sudene. Eles receberão investimentos em setores de influência para o crescimento econômico. A população destas cidades chega a 6,7 milhões de habitantes.
CBTU
O ministro Rogério Marinho também esteve nesta quinta-feira (5) na superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), de Recife, para conhecer a operação do sistema e discutir demandas. Considerada a maior das cinco praças da Companhia, transporta, em média, 300 mil passageiros por dia.
Em fevereiro, a CBTU completou 36 anos. As superintendências regionais ficam em Recife, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte. A sede da Companhia fica no Rio de Janeiro sob a presidência de José Marques, também presente no encontro.
Em todas as praças, 520 mil passageiros são transportados diariamente. Só em 2019, 157 milhões utilizaram o serviço. Desde a criação, a CBTU registra sete bilhões de usuários.
Ouça o boletim de rádio .