Notícias
Em Fortaleza, MI apresenta ações de enfrentamento da seca no Nordeste
Secretário de Desenvolvimento Regional reforça apoio à região e detalha medidas para enfrentar a crise hídrica
O secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (MI), Irani Ramos, apresentou nesta sexta-feira (27/2), em sessão especial da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza (CE), um panorama das ações emergenciais e estruturantes do governo federal para o enfrentamento da seca no Nordeste, que entra em seu quarto ano. Ramos representou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.
O governo federal está atento à seca no semiárido e vem acompanhando as chuvas nos estados. Grandes obras estão em andamento, como o Projeto de Integração do Rio São Francisco, e o governo federal mantém o apoio a ações estruturantes e emergenciais, disse. Precisamos trabalhar para anteceder os impactos gerados pela escassez de chuva e atender à população.
A crise hídrica exige atenção redobrada e um olhar abrangente do poder público. Nesse sentido, o secretário acrescentou que a ampliação das ações de segurança hídrica é prioridade.
Em razão do agravamento da crise, o Poder Legislativo do Ceará realizou na semana passada uma série de debates sobre a seca.
Segurança hídrica
Na quarta-feira (25/2), o governador Camilo Santana detalhou o Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentado na quinta-feira (26/2) ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em audiência em Brasília.
O objetivo é construir uma política de segurança hídrica perene, em parceria com a esfera federal, que prepare a Região Nordeste para outros períodos de seca. Superamos um importante patamar na implementação do programa Água para Todos em 2014, com a instalação de 888.336 tecnologias de abastecimento, que beneficiaram cerca de 4,9 milhões de brasileiros, calcula.
Ainda no plano emergencial, segundo Ramos, o governo federal estuda a ampliação de programas como a Operação Carro Pipa, a construção de poços e adutoras de engate rápido, e distribuição de cisternas.
Os municípios ainda não contemplados por ações como a Operação Carro-Pipa podem solicitar sua inclusão à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. Todos os pedidos serão encaminhados ao Exército Brasileiro, responsável por avaliar as necessidades e atender aos municípios, explicou o secretário de Desenvolvimento Regional.