Notícias
Em Buenos Aires, MI mostra resultados da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil
Pasta participa, na quinta e na sexta-feira, de Reunião Especializada de Redução de Riscos de Desastres Socionaturais, Defesa Civil, Proteção Civil e Assistência Humanitária do Mercosul
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (MI), Adriano Pereira Júnior, participa, na quinta-feira (11/12) e na sexta-feira (12), da XI Reunião Especializada de Redução de Riscos de Desastres Socionaturais, Defesa Civil, Proteção Civil e Assistência Humanitária do Mercosul (Rehu). O encontro será realizado em Buenos Aires, na Argentina.
Criada em 2009, a reunião tem o objetivo de estabelecer mecanismos de coordenação e cooperação entre os sistemas nacionais de gestão de riscos, assistência humanitária, proteção e defesa civil dos países membros, com vistas a avançar na implementação de políticas regionais nas respectivas áreas.
Em Buenos Aires, o MI apresentará o resultado positivo da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC), realizada em novembro, em Brasília (DF). A CNPDC definiu 40 princípios e diretrizes que serão usadas para aprimorar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
"Essas propostas serão o norte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) na construção do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Estão direcionadas no rumo que estávamos pensando, mas têm muito mais força porque vieram dos participantes e da sociedade, que é, afinal, nosso público", afirma Adriano.
Reunião
Além da sua própria agenda, a REHU deverá atuar como dispositivo de coordenação no debate internacional, uma vez que a reunião desta semana tem o propósito de construir uma posição conjunta do Mercosul a ser apresentada na Cúpula Global Humanitária, em Istambul, Turquia, em 2016.
Nas últimas reuniões ordinárias (Caracas, Venezuela, em novembro de 2013; e Montevidéu, Uruguai, em julho de 2013), os países participantes expressaram suas vontades de reforçar a construção de mecanismos de coordenação e cooperação entre os sistemas nacionais de gestão de riscos.
O secretário Adriano Pereira Júnior e o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, ministro Milton Rondó Filho, ocupam a Coordenação Nacional da REHU.