Notícias
Doze cidades têm situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional
Episódios de estiagem, seca, erosão de margens fluviais, enxurradas e chuvas intensas foram registrados no Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Piauí
Brasília-DF, 20/2/2020 – A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 12 cidades do Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Piauí por conta de desastres naturais. Com a medida, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20), os municípios poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de estruturas públicas danificadas.
Parintins, no Amazonas, registrou erosão de margens fluviais. Em Minas Gerais, Nanuque teve episódios de enxurradas, enquanto Reduto, na Zona da Mata Mineira, passou por chuvas intensas.
Condeúba (BA), Ipupiara (BA), Engenheiro Navarro (MG), Gameleiras (MG), São João do Paraíso (MG) e Curimatá (PI) enfrentam estiagem. Já Jacaraci (BA), Espinosa (MG) e Icaraí de Minas (MG) passam por um período de seca.
O apoio emergencial por meio do MDR é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.