Notícias
Dnocs firma contratos para gestão de perímetros irrigados
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, está celebrando novos contratos com associações de produtores dos perímetros irrigados sob sua administração, delegando competências para prestação de serviços nos respectivos pólos produtivos.
No momento estão sendo realizados os acertos para transferência de gestão dos perímetros Araras Norte, Madacaru, Alagamar, Curupati, Icó Lima Campos e Forquilha, localizados no Ceará, além de Caldeirão e Platôs de Guadalupe, localizados no Piauí. As cooperativas ou associações de produtores que recebem os perímetros ficam responsáveis pela administração, operação, conservação e manutenção da infraestrutura de uso comum do perímetro, e também pela guarda dos bens utilizados na execução dos serviços.
A transferência de gestão já foi concretizada nos perímetros cearenses de Tabuleiros de Russas; Morada Nova; Jaguaribe-Apodi; Curu-Paraípaba; Curu-Pentecoste e Baixo Acaraú; e ainda Baixo Açu, no Rio Grande do Norte.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Dnocs, Rennys Frota, a maioria dos agricultores dos projetos de irrigação não alcança os níveis de capacitação necessários para se transformarem em pequenos produtores rurais, e a transferência de gestão, ou emancipação, comprovou ser a medida mais eficaz para aumentar a produtividades das áreas beneficiadas. A economia de água e a manutenção apropriada das estruturas e equipamentos são outros pontos positivos observados com a transferência de gestão.