Notícias
Dnocs controla a vazão de açudes no Baixo Jaguaribe (CE)
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, está participando do controle de vazão dos açudes do Baixo Jaguaribe, no Ceará, como membro do plano de contingência para controle de cheias na região.
O plano, que visa o gerenciamento do volume de chuvas e enchentes, deu origem ao Núcleo Técnico Operacional (NTO), responsável pelos estudos, análises e investigações técnicas para o controle de cheias por meio das comportas dos açudes federais do Castanhão e Banabuiú.
Uma das decisões do NTO, em virtude das chuvas de 2011, é que a abertura das comportas do Castanhão ocorrerá na cota 101,00, o que corresponde a um volume de 4.785.920.000 metros cúbicos, com uma vazão de 100 metros cúbicos por segundo, podendo ser aumentada ou diminuída de acordo com os volumes afluentes do Rio Salgado ou da sangria do Açude de Orós.
Para o Açude de Banabuiú a cota operacional definida foi 139,00, correspondente 1.279.349.976 metros cúbicos, mas somente como "sinal de alerta". A abertura das comportas do açude será efetivada de acordo com os volumes afluentes da época e com vazões a serem decididas pelo NTO. A próxima reunião do Núcleo está prevista para segunda-feira (14/03), quando novas decisões poderão ser tomadas, dependendo da quantidade de chuvas no momento.
O NTO é integrado pelo Dnocs, pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais e Defesa Civil.