Notícias
Dnocs autoriza abertura de comportas do açude Banabuiú (CE)
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, autorizou a abertura hoje (25/05), das comportas do açude de Banabuiú, no Ceará. A vazão inicial será de 100 m³.
A determinação partiu do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, e está em consonância com o Núcleo Técnico Operacional (NTO), que em reunião realizada no dia 23 de maio último, decidiu pela abertura das comportas do açude nesta quarta-feira. Na reunião também ficou decidido que poderão ser feitos ajustes diários e até mesmo o fechamento das comportas, sempre procurando manter o nível do reservatório próximo a cota 141,00, considerada pelo NTO como o limite máximo operacional do reservatório.
O Núcleo Técnico Operacional é composto por técnicos do Dnocs, SRH, Funceme, Cogerh, CPRM e Defesa Civil, sendo responsável pelos estudos , análises e investigação técnica com vistas a formulação de regras operacionais para controle de cheias no Baixo Jaguaribe (CE).
O açude Banabuiú está localizado no município que recebe o mesmo nome do reservatório, no Estado do Ceará. Tem capacidade de acumulação da ordem de 1,7 bilhão de metros cúbicos de água, sendo considerado o terceiro maior reservatório do Estado em armazenamento hídrico. A sua importância é medida pelas funções estratégicas: é fonte hídrica dos perímetros irrigados Morada Nova e Tabuleiros de Russas, controla cheias na bacia hidrográfica do Jaguaribe, abastece as populações do vale do Jaguaribe e, em consequência da dimensão de sua bacia hidráulica, é um dos maiores produtores de pescado em águas interiores do Nordeste.
Fonte: Dnocs