Notícias
Diversas comunidades do semiárido nordestino conhecem detalhes do Projeto São Francisco
Moradores de 71 comunidades do semiárido nordestino vão conhecer de perto os detalhes da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Fotos e vídeos da obra serão apresentados a essas comunidades por técnicos do Ministério da Integração Nacional.
É a quarta vez neste ano que a Comunicação Itinerante passa por diferentes municípios situados na faixa de 500 metros ao longo do traçado dos canais. "A gente carecia de mais informações sobre a transposição e ficamos muito satisfeitos com esta ação realizada aqui na nossa comunidade", disse a dona de casa Lídia Rocha de Souza, da comunidade do Sítio Cachoeira em Salgueiro (PE).
As palestras, com detalhes dos 36 Programas Ambientais e do andamento da obra, estão surtindo efeito. Muita gente está mudando de opinião e percebendo a importância do Projeto São Francisco, que irá beneficiar 12 milhões de brasileiros. "Temos esperança de que os problemas que hoje enfrentamos por causa da falta de água serão resolvidos", acrescentou a dona de casa Lídia.
A aproximação da Comunicação Itinerante tem sido o diferencial para algumas pessoas. As várias mudanças na região estavam confundindo a população, como aconteceu com dona de casa do Sítio Solta em Salgueiro (PE), Alzira Maria Gondin. "Antes desta ação de esclarecimento, nós da comunidade do Sítio Solta confundíamos o Projeto São Francisco - da água -, com a Transnordestina - da ferrovia. Mas a atividade realizada aqui foi bastante esclarecedora e muito proveitosa para nós. Só temos a agradecer", ressaltou.
A Comunicação Itinerante vai passar pelos seguintes municípios da área de influência do Projeto: Terra Nova, Cabrobó, Salgueiro,Verdejante, Custódia, Betânia, Sertânia e Floresta em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro no Ceará; em São José de Piranhas e Monteiro na Paraíba.
Centros de Referências - As informações sobre o Projeto São Francisco também são disponibilizadas nos três Centros de Referência em Comunicação Social. Eles são espaços para visitação pública e estão implantados em pontos estratégicos da área de influência do Projeto, nos municípios de Salgueiro (PE) e Brejo Santo (CE) no Eixo Norte, e em Custódia (PE), no Eixo Leste.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma obra do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, destinado a assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semi-árida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.