Notícias
Diretor do DENATRAN visita fábrica de semáforos em Campina Grande (PB)
O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Elmer Vicenzi, realizou visita técnica nesta quinta-feira (23/2), nas instalações da fábrica de sinalização semafórica, localizada na Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande (PB).
Vicenzi estava acompanhado do superintendente da autarquia, Félix Neto, o prefeito Romero Rodrigues e representantes de trânsito de toda região. A visita teve como um dos objetivos auxiliar na proposta de regulamentação da sinalização semafórica sonora para o deficiente visual, de modo que ele possa se integrar e se sentir mais seguro no trânsito, por meio de uma padronização e conhecimento dos comandos sonoros em todo território nacional.
Na ocasião, a comitiva conheceu toda a sistemática de montagem de um semáforo, a partir da fabricação própria do equipamento, com a utilização de peças recicladas, reduzindo custos e com tecnologia desenvolvida por técnicos servidores da STTP.
O diretor do Denatran destacou o exemplo de aperfeiçoamento na gestão orçamentária e ambiental. “A fábrica é um exemplo de gestão, não só financeira, mas na otimização da qualidade ambiental do próprio material produzido”, explicou Vicenzi.
Atualmente a região de Campina Grande, possui 94 semáforos: 25% deles foram recuperados e fabricados no laboratório da STTP. Com isso, o município teve ganhos na redução de custos, na qualidade e nas questões ambientais. A implantação do laboratório ocorreu em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que fornece e nos estudos de qualidade dos equipamentos de sinalização.
“A parceria com a UFCG é uma forma da população participar efetivamente da gestão pública. Considero muito positivo esta parceria que trouxe ganhos diretos para a sociedade. É extremamente necessária essa articulação de cada esfera da sociedade no governo e é, inclusive, por meio da universidade que isso pode acontecer”, disse o titular da Pasta.
Tecnologia - Durante o encontro, o superintendente da STTP, destacou que há mais de duas décadas Campina Grande não recebia a visita do DENATRAN. “Esse é um momento de muito orgulho porque estamos apresentando a tecnologia do município, desenvolvido em nossa terra através da capacidade intelectual dos agentes de trânsito. Com isso nós conseguimos obter a redução do custo de 50% na parte da semafórica da nossa cidade e a experiência que estamos apresentando ao DENATRAN, para que seja possível levar para o Brasil”, ressaltou Felix Neto.
Vicenzi reforçou o papel do órgão como facilitador e propagador de ótimas e experiências. Como a da STTP que está recebendo solicitações de agendamento de visitas técnicas de dirigentes de outros órgãos de trânsito, interessados em conhecer as instalações dos laboratórios, seu funcionamento e o processo de execução de produção dos equipamentos semafóricos.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades