Notícias
Dezenove cidades brasileiras contarão com R$ 845 milhões para saneamento básico
Projetos aprovados pelo MDR atenderão localidades nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina
Brasília-DF, 16/3/20 - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) selecionou 23 projetos para acesso a financiamentos de obras e estudos na área de saneamento. Ao todo, serão investidos R$ 845 milhões, beneficiando 19 municípios dos estados do Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. Os valores incluem recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de contrapartidas dos proponentes. A Portaria n. 526, que divulga o resultado do processo seletivo e a lista de cidades contempladas, pode ser acessada aqui .
As iniciativas vão garantir melhorias e a ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em cidades como Campinas e Indaiatuba, em São Paulo; na capital gaúcha Porto Alegre; em Recife e Arcoverde, no estado de Pernambuco; Cáceres e Rondonópolis, no Mato Grosso; dentre outras localidades. Também estão previstas obras para reforçar a captação de água bruta, além da elaboração de estudos e projetos voltados ao tratamento de resíduos sólidos urbanos e ao saneamento.
A chamada pública da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), do MDR, abriu seleção para propostas de estados, Distrito Federal, municípios ou prestadores de serviços de saneamento sob a forma de empresas públicas ou sociedades de economia mista. Os projetos deveriam constar em pelo menos uma das seguintes categorias: abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; redução e controle de perdas; saneamento integrado; desenvolvimento institucional; preservação e recuperação de mananciais; estudos e projetos; e Plano de Saneamento Básico.
A seleção das propostas pelo MDR atende às regras de enquadramento e de validação (pelos agentes financeiros) e ao limite de recursos disponível para a contratação do crédito. As operações poderão ser feitas em até 180 dias após a publicação da portaria de seleção no Diário Oficial da União. Os entes devem prover uma contrapartida mínima de 5% do valor de investimento solicitado.
O processo seletivo voltado à contratação de operações de crédito para o setor de saneamento (Mutuários Públicos) é regulamentado pela Instrução Normativa n. 22, de 3 de agosto de 2018 .
Processo de seleção contínuo
O MDR vem alocando recursos em ações de saneamento básico em todas as regiões do Brasil, com foco na melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população nos municípios. Equipes técnicas da Pasta e dos agentes financeiros têm trabalhado na análise e aprovação destes e de novos projetos que vêm sendo apresentados, uma vez que o processo de seleção de empreendimentos na área de saneamento é de fluxo contínuo.
Isso permite que entes subnacionais e prestadores públicos do setor continuem apresentando suas propostas ao MDR a qualquer momento, contemplando ações em infraestrutura e em melhorias da gestão na prestação dos serviços.
Mais informações sobre o programa podem ser acessadas aqui .
Ouça o boletim de rádio .