Notícias
Dez municípios entram na lista de emergência da Defesa Civil Nacional
Medida permitirá que as cidades solicitem apoio da União para ações de socorro e assistência à população atingida
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência em dez municípios brasileiros. A medida permitirá que as cidades afetadas por seca, estiagem e erosão solicitem apoio federal para restabelecer serviços básicos à população. Os reconhecimentos, publicados na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial da União, têm vigência por 180 dias.
As cidades de Cachoeira de Pajeú (MG), Ponto Chique (MG), Capela do Alto Alegre (BA), Lajedo do Tabocal (BA), Nordestina (BA) e Santa Teresinha (BA) obtiveram a medida em decorrência da estiagem. Os municípios de Itatira (CE), Potiretama (CE) e Paulistana (PI) foram afetados por seca. Já Novo Horizonte do Sul (MS) sofre com os danos causados por erosão.
Apoio federal
O acesso ao auxílio emergencial da União ocorre a partir do preenchimento do formulário de solicitação de recursos, disponível no Sistema Integrado de Informações sobre as Desastres (S2ID). A documentação deve ser encaminhada para avaliação da Defesa Civil Nacional. Se aprovados, o recurso é definido e disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional.