Notícias
Desastres naturais deixam mais 11 municípios em situação de emergência
Ocorrências foram reconhecidas pelo Ministério da Integração. Medida permitirá apoio federal para ações de socorro e assistência da população
O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (2), a situação de emergência de 11 municípios em sete estados afetados por desastres naturais. A medida permitirá que as Prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
Os reconhecimentos são decorrentes do extenso período de seca e estiagem em Quijingue (BA), Marcolândia (PI) e Caridade do Piauí (PI); de chuvas intensas nas regiões de Barra do Piraí (RJ), Itatiaia (RJ), Sumidouro (RJ) e Divinópolis do Tocantins (TO); enxurradas em Santana (BA) e Placas (PA); alagamentos em Irauçuba (CE) e vendavais em Deodápolis (MS).
A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União e possui vigência por 180 dias.
Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado. A União apoia de forma complementar as ações de Defesa Civil de estados e municípios.