Notícias
Defesa Civil reconhece emergência em Florianópolis e em mais oito municípios
Medida permite auxílio federal a cidades de quatro estados em decorrência de desastres naturais
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em nove cidades brasileiras, entre elas Florianópolis (SC). A capital catarinense foi atingida por fortes chuvas na segunda semana de janeiro, com índice pluviométrico quase três vezes maior que a média do mês de janeiro inteiro. Na ocasião, equipes da Defesa Civil Nacional participaram de reunião com o prefeito, Gean Loureiro, para avaliar os impactos. A Portaria foi publicada na edição de hoje (22/1) do Diário Oficial da União.
Dois municípios mineiros (Almenara e Machacalis) também foram afetados por chuvas intensas. E na Bahia, Jaguaquara entrou em situação de emergência em decorrência de enxurradas. O reconhecimento federal permitirá que as prefeituras tenha acesso às ações do governo federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas pelos desastres naturais.
No outro extremo, três municípios mineiros (Matias Cardoso, Itacarambi e Brasília de Minas) e um cearense (Senador Pompeu) enfrentam os impactos da estiagem. Em Pedras de Maria da Cruz (MG) a situação de emergência é em decorrência da seca.
Solicitação de apoio
Para obter o auxílio emergencial disponibilizado pelo Ministério da Integração, os municípios devem cadastrar um Plano Detalhado de Resposta (PDR) no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico https://s2id.mi.gov.br. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.
Acesse:
Portaria 15, de 19 de janeiro de 2018
Portaria 16, de 19 de janeiro de 2018