Notícias
Defesa Civil promove simulado de desastres naturais no Acre
A atividade reuniu, na manhã deste sábado (31), quase 600 pessoas de 30 instituições
Sirenes de caminhões do Corpo de Bombeiros deram o alerta aos moradores do bairro Dom Giocondo, em Rio Branco (AC), que o simulado de desastres naturais, elaborado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, estava começando. A atividade reuniu, na manhã deste sábado (31), quase 600 pessoas de 30 instituições, com o objetivo de fortalecer medidas de prevenção de impactos causados por deslizamentos de terras e grandes enchentes.
O simulado treinou e preparou a população local para responder a eventos adversos e perceber sinais de perigo. Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, o tenente-coronel George Santos, os moradores de Dom Giocondo colaboraram durante a simulação.
Lucigelda Marques de Lima, auxiliar de serviços gerais e moradora da primeira casa do bairro, diz que sabe dos riscos de morar no local, mas não tem para onde ir. "Estou achando boa essa simulação porque a gente fica mais atenta aos riscos", conta a auxiliar.
O simulado também contou com o apoio de uma equipe de resgate aéreo que auxiliou na retirada de uma suposta vítima da área atingida. As equipes de Defesa Civil local passaram ainda por um treinamento técnico que incluiu oficinas de legislação federal, monitoramento, recursos disponíveis e elaboração de um plano de contingência.
"Nós servimos como catalisadores. Quem organiza são os estados e municípios com todo o apoio da secretaria. Em todos esses locais acontecem a oficina de preparação para desastres e o simulado, com assuntos direcionados, visando garantir a segurança da população", explica a assessora técnica do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Cristianne Antunes.