Notícias
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência por estiagem em mais sete cidades gaúchas
Com a decisão publicada nesta quinta-feira (26), total de municípios afetados por este tipo de desastre natural no estado chega a 88
Brasília-DF, 26/3/2020 – Por conta da estiagem, sete municípios do Rio Grande do Sul obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Agora chega a 88 o número de cidades com registros desse tipo de desastre natural no estado. A Portaria foi publicada na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial da União.
Os municípios gaúchos afetados pela estiagem são: Candiota, Formigueiro, Hulha Negra, Lagoa dos Três Cantos, Lavras do Sul, Nicolau Vergueiro e Vale Verde.
Além disso, outras quatro cidades da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e Sergipe obtiveram o status por conta de alagamentos, chuvas intensas, inundações e seca. As localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas.
Em América Dourada (BA), foram registrados alagamentos, enquanto Porto Estrela (MT) teve episódios de chuvas intensas. Alfredo Chaves (ES) obteve o reconhecimento por conta de inundações. Já Frei Paulo (SE) é atingida pela seca.
O apoio emergencial por meio do MDR é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.
Ouça o boletim de rádio.