Notícias
Defesa Civil Nacional realiza simulados de preparação para desastres na região Sul
Moradores da Vila Getúlio Vargas, no bairro dos Canudos, em Novo Hamburgo (RS), e dos bairros Portinho e Graciosa, em Antonina (PR), participarão no próximo sábado (12/11), do Exercício Simulado de Preparação para Desastres (SPD), realizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).
O objetivo da ação é capacitar comunidades residentes em áreas de risco para atuarem preventivamente em situação de desastre, além de consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme. A capacitação no Simulado reflete ainda a importância de saber agir em caso de alerta, com o intuito, principalmente, de salvar vidas antes e depois da situação adversa.
A ação atingirá cerca mil pessoas nas duas comunidades e será organizada em quatro etapas. O exercício tem início com um alerta emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), da Sedec, aos órgãos estaduais e municipais de defesa civil. O sinal apontará a ocorrência de fortes chuvas, com riscos de deslizamentos de terras nas referidas comunidades.
A segunda etapa envolverá diretamente as defesas civis locais, que irão disparar o alarme aos moradores das áreas vulneráveis via SMS, carros de som e líderes comunitários.
O terceiro passo será caracterizado pela evacuação das comunidades por meio de rotas pré-definidas, devidamente traçadas pelas defesas civis. Nesse momento, os moradores deixarão suas casas em direção a pontos estratégicos, de onde serão levados, por ônibus, a abrigos. Por fim, uma vez abrigados, serão cadastrados e receberão orientações sobre como agir no momento do desastre, como se prevenir e ainda como conviver em abrigos.
Além de treinar as comunidades, os simulados permitirão, portanto, avaliar o preparo das coordenadorias estaduais e municipais, o grau de envolvimento da população em situações de riscos de desastres e a eficiência dos sistemas de cadastramento.
O evento conta com o apoio logístico e técnico das Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil. Tem ainda a participação da polícia militar, corpo de bombeiros, guardas de trânsito e sociedades civis organizadas (Núcleos Comunitários de Defesa Civil - Nudec).