Notícias
Defesa Civil Nacional debate no ES ações para minimizar efeitos da seca
Equipe também visitou Rio Doce e discutiu ações do governo federal na região de Mariana (MG)
O diretor de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Armin Braun, participou nesta sexta-feira (13/11), em Colatina (ES), do I Seminário para Enfrentamento dos Efeitos da Crise Hídrica no Estado.
Durante o evento, Braun afirmou que a atuação do MI está focada no atendimento à população e no apoio aos estados e municípios e que a secretaria tem empenhado todos os esforços para reduzir os efeitos dos eventos climáticos e desastres naturais em todo país. "A Defesa Civil Nacional é um sistema integrado que atua com diversas frentes, com ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Além de disponibilizar recursos, a Sedec também é responsável pela articulação multissetorial entre órgãos federais, estaduais e municipais, colocando a serviço da população todo apoio necessário ao atendimento e reestabelecimento dos serviços essenciais", ressaltou.
Ações na região de Mariana (MG) e no Espírito Santo
Na manhã desta sexta-feira, representantes do MI, Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Agência Estadual de Recursos Hídricos e parlamentares federais e estaduais visitaram as margens do Rio Doce para avaliar a situação do Rio e as possíveis ações para minimização dos impactos do desastre ocorrido no município de Mariana (MG).
A visita ao Espírito Santo acontece paralela à atuação do MI em Mariana e Governador Valadares (MG), regiões afetadas pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém.
Braun ressalta que o Governo Federal tem atuado desde os primeiros momentos do desastre, no apoio às ações do Estado e articulação entre os órgãos federais. "Antes mesmo das solicitações de reconhecimento por situação de emergência chegarem ao Ministério, colocamos à disposição do Estado de Minas Gerais e do Espírito Santo técnicos para apoiar o monitoramento e avaliação das necessidades locais. Para o município de Mariana, a Sedec também articulou unidades do Exército Brasileiro e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para auxiliar no atendimento à população", destacou.
Leia também: Colatina (ES) também receberá carros-pipa e adutoras de engate rápido