Notícias
Defesa Civil Nacional capacita moradores de áreas de risco em Palmas (TO) e Santarém (PA)
A ação é preventiva e visa capacitar moradores de áreas de risco nas cidades
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, realizou, nesta sábado (26), dois simulados de preparação de desastres naturais na Região Norte. Moradores das cidades de Palmas, em Tocantins, e Santarém, no Pará, foram treinados para agir em situações de desastres naturais, como enchentes, inundações e deslizamento de terra. Essa é a primeira vez que os estados recebem simulados.
Durante o simulado em Santarém, foram emitidos alertas de sirenes de escolas próximas à área do treinamento. Em seguida, as pessoas que residiam na localidade foram retiradas de suas casas. Também ocorreu a simulação de socorro a vítimas, situação que pode ocorrer em um desastre. Elas foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Grupamento Aéreo de Segurança Pública e equipes médicas da Secretaria Municipal de Saúde. Mais de 50 pessoas participaram da capacitação.
Já em Palmas, o simulado foi realizado com base em uma situação de alagamento. As famílias foram deslocadas da área de risco e encaminhadas para o abrigo, uma escola localizada no bairro Setor Bela Vista. Cerca de 60 profissionais de vários órgãos, incluindo 30 defesas civis municipais de Tocantins estiveram presentes no encontro.
De acordo com o diretor de minimização de desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, os simulados convêm tanto para treinar a população quanto os órgãos envolvidos em situações de desastres. "Ele serve para os órgãos melhorarem seus planos de contingência, planejamento de operações e para que integrem suas ações entre os diversos setores, buscando sempre a preservação de vidas humanas", pontua o diretor.
Em 2013, a Defesa Civil Nacional realizou simulados de preparação de desastres nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Com o encerramento do ciclo de atividades nos estados da Região Norte, as próximas regiões a receberem a capacitação são a Sul e a Sudeste. Somente neste ano, 1405 pessoas participaram dos simulados promovidos pelo Ministério da Integração Nacional.