Notícias
Defesa Civil Nacional capacita moradores de áreas de risco em Natal e Fortaleza
Treinamento que simula a ocorrência de um desastre natural ensina a população a agir em situações de emergência
O Ministério da Integração Nacional realizará, no sábado (6/4), às 9h, simulados de preparação para desastres naturais nas capitais Fortaleza (CE) e Natal (RN). Nesses treinamentos, moradores de áreas de risco aprendem, com exercícios práticos, como agir na ocorrência de situações emergenciais, como deslizamentos de encostas e enxurradas. A expectativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), coordenadora da ação, é capacitar em torno de 400 pessoas que residem nas localidades.
"Nós estamos adotando no Brasil uma cultura que não havia antes e que a gente sabe com muita clareza e segurança que dá resultado", pontua o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, destacando que o pilar dos simulados é a prevenção. Segundo Viana, é fundamental que a população do Nordeste esteja preparada para o período das chuvas tendo em vista que o ciclo da estiagem está prestes a terminar. "Mesmo considerando que a região ainda enfrenta um momento de seca, o período de chuvas já se aproxima", explica.
Para simular uma situação bem próxima ao real, o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emite um alerta de chuva intensa que é remetido às defesas civis locais pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). A partir daí, as lideranças comunitárias recebem o aviso de chuva e orientam os moradores a seguir para o abrigo mais próximo.
Durante a atividade, os moradores das áreas de risco são retirados de suas casas e levados até um local seguro. Também são simuladas ações de socorro, assistência e resgate às vítimas de soterramentos, desabamentos. Além disso, são ministradas palestras com enfoque na prevenção aos desastres para que as pessoas aprendam a perceber o risco e agir imediatamente.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Norte, Josenildo Acioli Bento, esse tipo de atividade também contribui para testar o tempo de resposta de equipes que atuam diretamente em situações de desastres, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. "Um dos aspectos importantes dos simulados é o de motivar os órgãos e ver como eles estão se articulando", explica o coordenador.
Capacitação técnica - O treinamento dos agentes de defesa civil do Ceará e do Rio Grande do Norte começou na segunda-feira (1/4) e será encerrado com o simulado de prevenção no sábado. As aulas abordam conteúdos relacionados à defesa civil, como a legislação federal que rege o setor, o uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil e as funcionalidades do Sistema Nacional de Monitoramento.
No início do ano, o Ministério da Integração Nacional realizou um treinamento, em Brasília, para 30 agentes de todo o país. Esses profissionais se tornaram multiplicadores da capacitação, instruindo as defesas civis municipais e estaduais. Em março, a Secretaria Nacional de Defesa Civil iniciou a temporada de simulados, com treinamentos nas capitais Recife (PE) e João Pessoa (PB).
Até o final do mês de abril serão realizados simulados em todos os estados do Nordeste. A meta do Governo Federal é zerar o número de óbitos em todo o país e minimizar possíveis impactos econômicos e sociais em decorrência de desastres.
Assista o vídeo do Canal Integração sobre os Simulados de Preparação para Desastres Naturais
Simulado de Preparação para Desastres Naturais
Data: 6/4/2013 (sábado), às 9h
Local:
Fortaleza (CE) - Comunidade Bubu-Cal, Rua Pio Saraiva com a Travessa Brasil, Bairro Antonio Bezerra.
Natal (RN) - Bairro Guarapes, Travessa das Rocas, Bairro Guarapes, próximo ao campo de futebol