Notícias
Defesa Civil Nacional busca novas tecnologias para monitorar Operação Carro-Pipa
Audiência pública para conhecer e discutir alternativas oferecidas pelo mercado será realizada no próximo dia 4 de junho
Brasília-DF, 27/5/19 - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizará, no dia 4 de junho, uma audiência pública com o objetivo de conhecer e discutir novas tecnologias e recursos disponíveis no mercado para o monitoramento de veículos. O intuito é contratar, por meio de licitação, a melhor alternativa – tanto técnica quanto financeira – para monitorar carros-pipa.
Executada pelo MDR, em parceria com o Ministério da Defesa/Exército Brasileiro, a Operação Carro-Pipa Federal garante o abastecimento emergencial de água potável em comunidades rurais de municípios afetados por longos períodos de seca.
Todos os estados do semiárido brasileiro são atendidos pela Operação – os nove do Nordeste e a parte norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Atualmente, segundo dados do mês de abril, 2,2 milhões de pessoas recebem o abastecimento em 667 municípios. Para isso, são 4.400 caminhões-pipa atuando na região.
Para ter acesso ao benefício, os estados e municípios precisam ter a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR. O programa é complementar às ações dos governos estaduais e municipais.
A realização da audiência para identificar novas tecnologias disponíveis foi uma recomendação do Tribunal de Contas da União. O edital e demais informações estão disponíveis no endereço eletrônico http://mdr.gov.br/processos-licitatorios ou através do e-mail licitacao@mdr.gov.br .
Serviço
Audiência pública para identificar novas soluções tecnológicas para monitoramento de veículos
Data: 4/6/2019
Horário: às 9h
Local: Auditório Rômulo Almeida, do Ministério do Desenvolvimento Regional
SGAN 906, módulo F, bloco A, edifício Celso Furtado, Asa Norte – Brasília-DF.