Notícias
Defesa Civil Nacional apoia município de Maceió (AL) em ocorrências no bairro Pinheiro
Técnicos estão na capital alagoana para auxiliar equipes locais e orientar sobre as possibilidades de apoio federal
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), enviou agentes técnicos até Maceió (AL) para apoiar e acompanhar de perto as ocorrências no bairro Pinheiro, que sofre com rachaduras e afundamentos do solo. Além disso, o grupo está orientando equipes locais sobre os meios e as possibilidades de solicitação de apoio federal.
Segundo o técnico Rafael Machado, a Defesa Civil Nacional está participando de discussões com todos os entes envolvidos no tema - municipal, estadual e federais - e também com a comunidade local. Um dos objetivos é avaliar as medidas preventivas mais eficazes "Nossa principal função, neste momento, é prestar apoio aos entes, orientar e identificar os recursos e os instrumentos necessários e disponíveis para minimizar os efeitos desta ocorrência para a população", destacou.
No último dia 14, foi publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) estabelecendo diretrizes para a atuação da Sedec, dentro de suas competências, para ações de mitigação e resposta ao desastre no bairro. Preocupado com o tema, o presidente da República, Jair Bolsonaro, determinou que todos os órgãos federais envolvidos coloquem a situação como prioritária em suas atribuições e disponibilizem o apoio necessário aos governos municipal e estadual.
Conforme consta na portaria, é atribuição do órgão coordenar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), em articulação com o estado e o município. Também cabe à Defesa Civil Nacional apoiar ações de socorro e de assistência humanitária à população na área atingida.
As causas das rachaduras e afundamentos do solo no bairro Pinheiro estão sendo investigadas por equipes técnicas do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM). A cidade de Maceió obteve o reconhecimento federal de situação de emergência no dia 28 de dezembro de 2018.